quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Halloween


Ouve-se por aí o murmúrio de pessoas contrárias as comemorações do Halloween, pois a consideram uma festa "importada" dos Estados Unidos.

Bem, todos hão de convir que o Natal também, nada tem de tupi-guarani.

Pura hipocrisia...

Nossa tarefa como pagãos é tentar retomar os verdadeiros sentidos destas comemorações, seja rodando pelo norte, seja rodando pelo sul.

domingo, 28 de outubro de 2007

Parto

Estou aqui hoje para falar de um assunto muito importante para a mulher que está prestes a ser mãe: o parto.
Hoje em dia, os métodos estão cada vez mais artificiais, o que impede a mãe e o bebê de passarem por esta transição tão importante de forma natural.
Isabel Allende, no seu livro Paula (citada em O Legado da Deusa de Mirella Faur), diz que "chega um momento quando a viagem começada não pode ser mais interrompida; descemos vertiginosamente para uma fronteira, passamos por uma porta misteriosa e acordamos do outro lado para uma vida diferente. A criança entra no mundo e a mãe alcança um novo nível de consciência; nenhum dos dois será o mesmo de antes".
O Mistério do Parto é ao mesmo tempo um mistério de morte e de vida. A mãe passa por uma morte ritual, onde a dor é inevitável. Porém, é apenas um processo para o nascer da nova vida, e esta pequena morte é importante para o reconhecimento desta nova vida que na verdade são duas, uma vida que nasce (a do bebê) e uma vida que "renasce" (a da mãe).
Gostaria também de recomendar um site que minha irmã Anakalinanna me indicou, que se chama Amigas do Parto. Fala sobre a história do parto e incentiva os métodos naturais. O link é http://www.amigasdoparto.com.br/
Por hoje é só.

sábado, 27 de outubro de 2007

Ísis para colorir



"Grande Ísis, Mãe Sagrada,
Você que tudo vê,
Você que tudo ouve
Guarde {o nome de seu(sua) filho(a)}
Mantenha-o(a) seguro (a),
Perto ou longe.
Que os sete escorpiões,
que Lhe protegeram em Suas jornadas,
protejam meu(minha) filho(a) em seus caminhos diários.
Acalme seus medos
Em todas as horas do dia e da noite
Que {nome de seu(sua) filho(a)} esteja seguro(a) sob Seus cuidados."

REGULA, DeTraci. Os Mistérios de Ísis: seu culto e magia. São Paulo: Madras, 2004.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Músicas suspeitas

Quando percebi, a Pietra estava cantando umas músicas estranhas que falavam sobre "o mar da Galiléia" e a outra dizia "Pedro, Tiago" e mais o nome de outros apóstolos e aí eu perguntei quem havia lhe ensinado. Ela me disse que tinha sido uma professora "nova". Ah... mas eu não pensei duas vezes!!! No outro dia eu estava na escola disposta a fazer uma briga com a professora! Desaforo! Eu não quero que a minha filha aprenda este tipo de coisa em sala de aula!
A professora titular explicou que era uma estagiária (daquelas que não corta o cabelo), mas que não iria mais dar aula na turma e que outros pais também reclamaram e que justamente por isto ela mesma não fazia nem oração na sala de aula. Bem, sendo assim, tudo bem então...daqui a pouco ela esquece...
Eis que caminhando na rua, eu a ouvi cantarolar: " - Era uma vez a Mãe-Natureza, na floresta da Galiléia!!"
...é...daqui a pouco ela esquece...

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Dia do Orgulho Pagão

Bem, eu perguntei a minha filha (ela tem 5 anos) que havia assistido a palestra sobre as fadas no Dia do Orgulho Pagão em Porto Alegre, com o Lugus, como tinha sido e ela me disse que havia aprendido uma coisa. Que o Lu contou que uma pessoa havia oferecido uma bala de mel para as fadas pedindo um bom casamento. Aconteceu que as fadas providenciaram um casamento, porém não foi tão bom assim...
A questão é que ela disse: " - Mãe, quando eu for pedir para as fadinhas um bom casamento, eu vou dar pra elas três sacos de balas de mel... ".
Eu acho que ela entendeu perfeitamente o recado...

sábado, 20 de outubro de 2007


Amanhã teremos o Dia do Orgulho Pagão, na Redenção em Porto Alegre. O Ritual Público será em honra a Gaia, para a cura da nossa Mãe Terra. Participar de eventos como este é importante para as nossas crianças pois desde cedo conscientiza a criança a cerca da importância de cuidar do planeta em que vivemos, assim como para encontrar pessoas com pensamentos semelhantes aos nossos, para vermos como é importante o nosso trabalho e para realmente reforçarmos o nosso orgulho de sermos pagãos!

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Ártemis para colorir




Quando a Lua cresce no céu, sou Ártemis dos bosques. Busco os caminhos virgens e neles mostro minha força em cada ramo. Sou Ártemis quando busco os montes e anseio por novos rumos, quando repudio os limites e não existe o medo. Sou Ártemis quando me lanço, sem amparo, do cume feito com todas as pedras que tentam inúteis, bloquear meus atos deliciosamente insanos. Assim sou Ártemis.

domingo, 14 de outubro de 2007



Pocahontas é um clássico da Disney. Todo mundo conhece. Mas você já percebeu que Pocahontas é pagã? Ela é uma indígena norte-americana que luta pela paz entre o seu povo e o dos homens brancos. Uma mulher totalmente integrada à natureza. É um filme muito bom para assistir com os filhos pois, por incrível que pareça, a mocinha do filme é pagã!
AS CORES DO VENTO
Se pensa que esta terra lhe pertence
você tem muito ainda o que aprender
pois cada planta, pedra ou criatura
está viva e tem alma, é um ser
Se crê que só gente é seu semelhante
que os outros não tem o seu valor
mas se seguir pegadas de um estranho
mil surpresas vai achar ao seu redor
Já ouviu um lobo uivando para a Lua Azul?
Será que já viu um lince sorrir?
É capaz de ouvir as vozes da montanha?
E com as cores do vento colorir?
E com as cores do vento colorir?
Correndo pelas trilhas da floresta
provando das frutinhas o sabor
rolando em meio a tanta riqueza
nunca vai calcular o seu valor
A lua, o sol e o rio são meus parentes
a garça e a lontra são iguais a mim
nós somos tão ligados uns aos outros
neste arco, neste círculo sem fim
A árvore aonde irá?
Se você a cortar, nunca saberá
Não vai mais o lobo uivar para a Lua Azul
já não importa mais a nossa cor
vamos cantar com aquelas vozes da montanha
e com as cores do vento colorir
você só vai conseguir deste terra usufruir
se com as cores do vento colorir


A beleza que existe em criar os filhos como verdadeiros pagãos consiste principalmente em celebrar cada fase de suas vidas como uma verdadeira dádiva. Desde o nascimento as pessoas estão em constante transformação e ritualizar essas transformações é o primeiro passo para que os pequeninos entendam sutilmente vários conceitos difíceis de serem explicados. As crianças aprendem melhor pelo exemplo.