domingo, 28 de outubro de 2007

Parto

Estou aqui hoje para falar de um assunto muito importante para a mulher que está prestes a ser mãe: o parto.
Hoje em dia, os métodos estão cada vez mais artificiais, o que impede a mãe e o bebê de passarem por esta transição tão importante de forma natural.
Isabel Allende, no seu livro Paula (citada em O Legado da Deusa de Mirella Faur), diz que "chega um momento quando a viagem começada não pode ser mais interrompida; descemos vertiginosamente para uma fronteira, passamos por uma porta misteriosa e acordamos do outro lado para uma vida diferente. A criança entra no mundo e a mãe alcança um novo nível de consciência; nenhum dos dois será o mesmo de antes".
O Mistério do Parto é ao mesmo tempo um mistério de morte e de vida. A mãe passa por uma morte ritual, onde a dor é inevitável. Porém, é apenas um processo para o nascer da nova vida, e esta pequena morte é importante para o reconhecimento desta nova vida que na verdade são duas, uma vida que nasce (a do bebê) e uma vida que "renasce" (a da mãe).
Gostaria também de recomendar um site que minha irmã Anakalinanna me indicou, que se chama Amigas do Parto. Fala sobre a história do parto e incentiva os métodos naturais. O link é http://www.amigasdoparto.com.br/
Por hoje é só.

2 comentários:

Lugus Dagda Brigante disse...

Um dos caminhos para um assentamento definitivo da Deusa em nossas vidas é a luta por um parto mais humanizado. Tive a oportunidade de acompanhar todo o processo de trabalho de parto, assim como o próprio parto da minha sobrinha e afilhada, proporcionando a minha irmã um ambiente mais familiar, aquela presença de apoio. Infelizmente, são poucos os hospitais que fornecem a disponibilidade de acompanhamento de um familiar nesse processo. Mas com toda a certeza é muito recompensador.

Beijos, irmã querida!

V.Schuck disse...

oi

já faz parte da rotina ler teu blog, muito legal!

Viviane