domingo, 25 de novembro de 2007

Oração para gestante

Esta oração é parte do livro "Circle Round" de Starhawk e foi livremente traduzida por mim.

“Senhora Caçadora e Guerreira,
Ajude-me a ter um bom trabalho de parto.
Que eu possa conhecer toda a força do meu corpo poderoso.
Possam meus pensamentos permanecer limpos e focados e possa meu espírito unir-se facilmente com o poder do nascimento.
Deusa mãe, nutra-o e encha-o de vida, garanta a minha criança uma passagem tranqüila para este mundo.
Que ele possa nascer forte, saudável e alerta e possa seu espírito conhecer meu amor e reconhecimento quando ele nascer.
Ajude meus braços a suportá-lo, meus seios a alimentá-lo e meu corpo para aquecê-lo no dia em que ele nascer.
Anciã, Rainha da Sabedoria, Deusa dos finais, no dia em que meu bebê nascer, cuide-o e guie aquele que cortará o cordão e ajude meu útero a fechar completamente e rapidamente depois do nascimento.
Com suas bênçãos, possa nossos dias de espera e preparação, conterem o renascimento da felicidade para mim, meu bebê e minha família.
Que assim seja e assim se faça!”

sábado, 17 de novembro de 2007

Fada do Dente

Todas as fadas tem tarefas especiais, mas uma das fadas mais famosas é a fada do dente. Ela faz parte do imaginário das crianças e tem um papel fundamental para dar continuidade à crença nas fadas. Conforme Raven Grimassi "a mágica tem dois lados: primeiro, temos o pensamento mágico da criança e a beleza que emana de sua alegria; segundo, se a criança guardar a poeira de fada, ela poderá ter um talismã mágico. A crença mágica da criança fica impressa na poeira de fada. Mais tarde na vida, a poeira de fada pode ser usada para um desejo ou para lançar um encantamento."

Veja agora como fazer a Mágica da Fada do Dente:
* o dente da criança;
* um copo;
* uma pitada de purpurina;
* areia colorida (de preferência verde);
* uma caixinha para guardar a poeira.
Faça com que a criança coloque o dente na janela e cubra o dente com o copo de boca para baixo. Quando a criança adormecer, substitua o dente por moedas, balas, um pingente ou algum outro presentinho. Em seguida salpique a purpurina e a areia sobre o presentinho e cubra novamente com o copo murmurando:
“Fadas da lareira, do porão e do telhado,
Bendigam esta poeira de dente
Que ela seja de verdade!
Fadas do campo, da árvore e do prado,
Que os desejos de meu (minha) filho (filha)
Se tornem realidade!”

De manhã cedo faça com que a criança recolha a poeira de fada e guarde numa caixinha, depois pode pegar o presente.
*
GRIMASSI, Raven. Bruxaria hereditária: segredos da antiga religião. São Paulo: Gaia, 2003.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Dica de livro

Kabá Darebu é um menino indígena que nos conta, com sabedoria e poesia, o jeito de ser de sua gente, os munduruku.
"Nossos pais nos ensinam a fazer silêncio para ouvir os sons da natureza; nos ensinam a olhar, conversar e ouvir o que o rio tem para nos contar; nos ensinam a olhar os vôos dos pássaros para ouvir notícias do céu; nos ensinam a comtemplar a noite, a lua, as estrelas..."


sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Quando eu levantar...

E quando eu levantar, que eu levante
como um pássaro, alegremente
E quando eu cair, que eu caia
como uma folha, graciosamente e sem pesar
E quando eu trabalhar, que eu trabalhe
como uma abelha, seriamente
E quando eu brincar, que eu brinque
como uma brisa, refrescantemente, leve e limpa
E quando eu me impor, que eu me imponha
como uma árvore, forte e alta
E quando eu jazer, que eu jaza
como um lago, pacificamente, calma e quieta


And When I Rise de Evelie Delfino Sales Posch
livremente traduzido por Flora Zabella

domingo, 4 de novembro de 2007

Livro


Para os pais que procuram por um livro para ler pros filhos, eu recomendo "An Ordinary Girl, A Magical Child" de W. Lyon Martin. É um livro muito bom, só que não há tradução. Eu comprei através da internet e tive que traduzi-lo eu mesma. Para quem entende um pouco de inglês e tem um bom dicionário, nada impossível. Veja algumas ilustrações (as imagens foram tiradas do site http://handcraftedpagan.com/index.html) e a minha tradução de algumas partes.



" Os pagãos tem feriados especiais que são diferentes dos demais. A Terra e as estações são importantes para os pagãos. Por isso são feriados pagãos. Nós temos feriados para o Sol, chamados Sabbats. Nós temos oito Sabbats. O ano novo pagão é em 31 de outubro*. O Halloween é o mesmo dia do Samhain. Samhain se pronuncia 'Sou-ein".


* 30 de abril pela Roda Sul




"O verão está começando. Mamãe convidou amigos da cidade para ajudar com a benção anual da casa. Eles vem todos os anos. Antes de chegarem, mamãe, papai e Rabbit (a menina) limpam todos os cômodos da casa. O piso é lavado e encerado. A cama do gato é esfregada e lavada. Quando a casa inteira está limpa e brilhante de fora a fora, está pronta para o ritual.
Mamãe, papai, SeyWitch e Thoss sentados na sala tomando chá gelado, decidem como farão o ritual de benção. SeyWitch pega um antigo sino de sua grande bolsa. Ela entrega-o a Rabbit que balança gentilmente. Ele soou limpo, mesmo que ela o movesse mal.
SeyWitch sorriu: 'Você gostaria de usá-lo durante o ritual?'."


"O primeiro dos três festivais da colheita se chama Lughnasadh (lunassá). Lughnasadh acontece em 1 de agosto*. Os pagãos celebram as primeiras frutas neste Sabbat. A família de Rabbit fazem um ritual com maçãs mergulhadas no mel. Ela, mamãe e papai cobrem suculentas fatias de maçãs com mel real. Eles agradecem por cada pedaço crocante. Eles ficam sempre lambuzados quando fazem isto com as maçãs. Eles ficam felizes por terem muito em suas vidas e são gratos por isto."

* 2 de fevereiro pela Roda Sul

sábado, 3 de novembro de 2007

Para recortar e brincar

Nada mais gostoso que brincar!
As meninas adoram... e as fadas também!


quinta-feira, 1 de novembro de 2007


FELIZ BELTANE!!!

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Halloween


Ouve-se por aí o murmúrio de pessoas contrárias as comemorações do Halloween, pois a consideram uma festa "importada" dos Estados Unidos.

Bem, todos hão de convir que o Natal também, nada tem de tupi-guarani.

Pura hipocrisia...

Nossa tarefa como pagãos é tentar retomar os verdadeiros sentidos destas comemorações, seja rodando pelo norte, seja rodando pelo sul.

domingo, 28 de outubro de 2007

Parto

Estou aqui hoje para falar de um assunto muito importante para a mulher que está prestes a ser mãe: o parto.
Hoje em dia, os métodos estão cada vez mais artificiais, o que impede a mãe e o bebê de passarem por esta transição tão importante de forma natural.
Isabel Allende, no seu livro Paula (citada em O Legado da Deusa de Mirella Faur), diz que "chega um momento quando a viagem começada não pode ser mais interrompida; descemos vertiginosamente para uma fronteira, passamos por uma porta misteriosa e acordamos do outro lado para uma vida diferente. A criança entra no mundo e a mãe alcança um novo nível de consciência; nenhum dos dois será o mesmo de antes".
O Mistério do Parto é ao mesmo tempo um mistério de morte e de vida. A mãe passa por uma morte ritual, onde a dor é inevitável. Porém, é apenas um processo para o nascer da nova vida, e esta pequena morte é importante para o reconhecimento desta nova vida que na verdade são duas, uma vida que nasce (a do bebê) e uma vida que "renasce" (a da mãe).
Gostaria também de recomendar um site que minha irmã Anakalinanna me indicou, que se chama Amigas do Parto. Fala sobre a história do parto e incentiva os métodos naturais. O link é http://www.amigasdoparto.com.br/
Por hoje é só.

sábado, 27 de outubro de 2007

Ísis para colorir



"Grande Ísis, Mãe Sagrada,
Você que tudo vê,
Você que tudo ouve
Guarde {o nome de seu(sua) filho(a)}
Mantenha-o(a) seguro (a),
Perto ou longe.
Que os sete escorpiões,
que Lhe protegeram em Suas jornadas,
protejam meu(minha) filho(a) em seus caminhos diários.
Acalme seus medos
Em todas as horas do dia e da noite
Que {nome de seu(sua) filho(a)} esteja seguro(a) sob Seus cuidados."

REGULA, DeTraci. Os Mistérios de Ísis: seu culto e magia. São Paulo: Madras, 2004.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Músicas suspeitas

Quando percebi, a Pietra estava cantando umas músicas estranhas que falavam sobre "o mar da Galiléia" e a outra dizia "Pedro, Tiago" e mais o nome de outros apóstolos e aí eu perguntei quem havia lhe ensinado. Ela me disse que tinha sido uma professora "nova". Ah... mas eu não pensei duas vezes!!! No outro dia eu estava na escola disposta a fazer uma briga com a professora! Desaforo! Eu não quero que a minha filha aprenda este tipo de coisa em sala de aula!
A professora titular explicou que era uma estagiária (daquelas que não corta o cabelo), mas que não iria mais dar aula na turma e que outros pais também reclamaram e que justamente por isto ela mesma não fazia nem oração na sala de aula. Bem, sendo assim, tudo bem então...daqui a pouco ela esquece...
Eis que caminhando na rua, eu a ouvi cantarolar: " - Era uma vez a Mãe-Natureza, na floresta da Galiléia!!"
...é...daqui a pouco ela esquece...

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Dia do Orgulho Pagão

Bem, eu perguntei a minha filha (ela tem 5 anos) que havia assistido a palestra sobre as fadas no Dia do Orgulho Pagão em Porto Alegre, com o Lugus, como tinha sido e ela me disse que havia aprendido uma coisa. Que o Lu contou que uma pessoa havia oferecido uma bala de mel para as fadas pedindo um bom casamento. Aconteceu que as fadas providenciaram um casamento, porém não foi tão bom assim...
A questão é que ela disse: " - Mãe, quando eu for pedir para as fadinhas um bom casamento, eu vou dar pra elas três sacos de balas de mel... ".
Eu acho que ela entendeu perfeitamente o recado...

sábado, 20 de outubro de 2007


Amanhã teremos o Dia do Orgulho Pagão, na Redenção em Porto Alegre. O Ritual Público será em honra a Gaia, para a cura da nossa Mãe Terra. Participar de eventos como este é importante para as nossas crianças pois desde cedo conscientiza a criança a cerca da importância de cuidar do planeta em que vivemos, assim como para encontrar pessoas com pensamentos semelhantes aos nossos, para vermos como é importante o nosso trabalho e para realmente reforçarmos o nosso orgulho de sermos pagãos!

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Ártemis para colorir




Quando a Lua cresce no céu, sou Ártemis dos bosques. Busco os caminhos virgens e neles mostro minha força em cada ramo. Sou Ártemis quando busco os montes e anseio por novos rumos, quando repudio os limites e não existe o medo. Sou Ártemis quando me lanço, sem amparo, do cume feito com todas as pedras que tentam inúteis, bloquear meus atos deliciosamente insanos. Assim sou Ártemis.

domingo, 14 de outubro de 2007



Pocahontas é um clássico da Disney. Todo mundo conhece. Mas você já percebeu que Pocahontas é pagã? Ela é uma indígena norte-americana que luta pela paz entre o seu povo e o dos homens brancos. Uma mulher totalmente integrada à natureza. É um filme muito bom para assistir com os filhos pois, por incrível que pareça, a mocinha do filme é pagã!
AS CORES DO VENTO
Se pensa que esta terra lhe pertence
você tem muito ainda o que aprender
pois cada planta, pedra ou criatura
está viva e tem alma, é um ser
Se crê que só gente é seu semelhante
que os outros não tem o seu valor
mas se seguir pegadas de um estranho
mil surpresas vai achar ao seu redor
Já ouviu um lobo uivando para a Lua Azul?
Será que já viu um lince sorrir?
É capaz de ouvir as vozes da montanha?
E com as cores do vento colorir?
E com as cores do vento colorir?
Correndo pelas trilhas da floresta
provando das frutinhas o sabor
rolando em meio a tanta riqueza
nunca vai calcular o seu valor
A lua, o sol e o rio são meus parentes
a garça e a lontra são iguais a mim
nós somos tão ligados uns aos outros
neste arco, neste círculo sem fim
A árvore aonde irá?
Se você a cortar, nunca saberá
Não vai mais o lobo uivar para a Lua Azul
já não importa mais a nossa cor
vamos cantar com aquelas vozes da montanha
e com as cores do vento colorir
você só vai conseguir deste terra usufruir
se com as cores do vento colorir


A beleza que existe em criar os filhos como verdadeiros pagãos consiste principalmente em celebrar cada fase de suas vidas como uma verdadeira dádiva. Desde o nascimento as pessoas estão em constante transformação e ritualizar essas transformações é o primeiro passo para que os pequeninos entendam sutilmente vários conceitos difíceis de serem explicados. As crianças aprendem melhor pelo exemplo.