domingo, 20 de setembro de 2009

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Problemas no layout

Pessoal, os selinhos estão desorganizados porque não consigo alterá-los de lugar. Não sei o que esá acontecendo com os Gadgets da página. Enfim...

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

domingo, 6 de setembro de 2009

Selo "Seu blog é Mágico"



Recebi um selinho muito fofo da Green Womyn , muito obrigada. A gente tem que responder umas perguntas, então ai vai:
1) Música mágica: Wiccan Lullaby, da Inkubus Sukkubus
2) Filme mágico: Tinker Bell
3) Viagem mágica: na cascata do Morro da Borussia
4) Arte mágica: os desenhos da minha filha :)

Agora, vamos as indicações:


sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Yoga com Histórias


segunda-feira, 3 de agosto de 2009

As Crianças e as Fadas

A relação entre as fadas e as crianças pode ser muito íntima, principalmente se forem estimuladas desde bem cedo. As fadas exercem um fascínio imenso nas crianças por serem seres encantados e envoltos por uma aura de mistério e magia.

É muito interessante e benéfico ter um altar para as fadas e estimular as crianças a fazerem oferendas para elas, pois existe uma identificação muito grande, já que as fadas também adoram doces, confeitos, balas, bolos, coisas coloridas e fofas.

Levar também as crianças para plantar flores fazendo canteiro em forma de círculo, para ser um Círculo de Fadas, também pode ser uma atividade muito divertida. Faz com que a criança entre em contato com esta energia dos Elementais.

Você pode contribuir para a crença nas fadas, atribuindo o sumiço das meias à fada das meias, o reaparecimento inexplicável de algo que estava sumido e até mesmo o sumiço de algo que você sabia onde estava. As fadas podem ser bem travessas.

A minha filha já viu fadas em seu quarto.

Todas as fadas têm tarefas especiais, mas uma das fadas mais famosas é a fada do dente. Ela faz parte do imaginário das crianças e tem um papel fundamental para dar continuidade à crença nas fadas. Conforme *Raven Grimassi "a mágica tem dois lados: primeiro, temos o pensamento mágico da criança e a beleza que emana de sua alegria; segundo, se a criança guardar a poeira de fada, ela poderá ter um talismã mágico. A crença mágica da criança fica impressa na poeira de fada. Mais tarde na vida, a poeira de fada pode ser usada para um desejo ou para lançar um encantamento."


Veja agora, como fazer a Mágica da Fada do Dente:
* o dente da criança;
* um copo;
* uma pitada de purpurina;
* areia colorida (de preferência verde);
* uma caixinha para guardar a poeira.


Faça com que a criança coloque o dente na janela e cubra o dente com o copo de boca para baixo. Quando a criança adormecer, substitua o dente por moedas, balas, um pingente ou algum outro presentinho. Em seguida salpique a purpurina e a areia sobre o presentinho e cubra novamente com o copo murmurando:


"Fadas da lareira, do porão e do telhado,
Bendigam esta poeira de dente
Que ela seja de verdade!
Fadas do campo, da árvore e do prado,
Que os desejos de meu (minha) filho (filha)

Se tornem realidade!"


De manhã cedo faça com que a criança recolha a poeira de fada (que pode ser utilizada posteriormente em um feitiço) e guarde numa caixinha, depois pode pegar o presente.

*GRIMASSI, Raven. Bruxaria hereditária: segredos da antiga religião. São Paulo: Gaia, 2003.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Desenhos Pagãos para Colorir

Olá pessoal!
Conheçam o blog "Desenhos Pagãos para Colorir". Todo dia um novo desenho para as crianças brincarem e aprenderem!

sábado, 11 de julho de 2009

W. Lyon Martin

Sou fã da escritora e ilustradora W. Lyon Martin que criou livros para crianças pagãs. Por isto criei uma comunidade para ela no orkut. Quem quiser participar da comunidade clique aqui.
Para quem não conhece, está é W. Lyon Martin


O primeiro livro "An Ordinary Girl A Magical Child"


Seu livro "Watchers"

terça-feira, 23 de junho de 2009

sexta-feira, 5 de junho de 2009

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Brincando com os Elementos

Desde a barriga da mamãe, os Elementos estão presentes na vida da criança: a Terra é o corpo que a abriga, o Ar é o oxigênio e o Fogo é o calor que vem através do sangue, e a Água é onde ela fica mergulhada em seu “banho” de 40 semanas. Quando pequenas, as crianças também entram em contato com os Elementos, mesmo que a gente não perceba. Elas gostam de brincar com a Terra na caixa de areia da pracinha, com a Água na piscininha de plástico.

Vejamos algumas atividades para cada um dos Elementos:

ÁGUA

Hora do banho! A hora do banho é muito divertida! Os bebês adoram o banho que os faz lembrar do útero onde tudo era seguro e quentinho. A água lembra o líquido amniótico. A sensação é gostosa e de bem estar. Cuide a temperatura da água que deve ser de 37° C e use um sabonete adequado para bebês. Nos primeiros meses não é necessário o uso de xampu. Lave o cabelinho com o próprio sabonete. Converse com ele e diga-lhe tudo o que vai fazer. Separe a roupinha antes do banho para que ele não pegue frio. E mãos a obra! É diversão garantida!

Reguem as plantas. Regar as plantas faz com que a criança entre em contato com os elementos Terra e Água. Ensina que assim como nós, as plantas têm suas necessidades e precisam de água para sobreviver. Mas não se esqueça que o ideal é usar um regador e não mangueira, para evitar o desperdício.

Coletem água da chuva. A água da chuva deve ser coletada diretamente caída do céu, e não escorrida das calhas. Vocês mesmos podem fazer um coletor com garrafa pet, fazendo um funil que dê para o gargalo de outra garrafa. A garrafa deve estar limpa, não deixe resquícios de refrigerante ou vai poluir a sua água. Se você viver em uma cidade onde o ar não é tão poluído, a água coletada pode ser usada nos rituais, e até consumida, pois é uma água natural e não possui os tratamentos químicos dados nas companhias de água e saneamento.

Tomar um banho de chuva. No verão, é muito bom tomar um banho de chuva refrescante. As chuvas no verão geralmente são passageiras e como é um período de muito calor, é muito gostoso aproveitar. Também podem caminhar nas poças depois da chuva, o que constitui uma atividade muito divertida.

Fazer um barquinho de papel. Ensine-o (a) a fazer um barquinho de papel e deixe-o (a) colocar o barquinho na água que corre na beira da calçada (desde que não seja suja). Com um pauzinho, a criança pode ajudar o barquinho a não encalhar.

Abençoar a água que vai beber. Ensine a criança a abençoar a água que vai beber. Crie um versinho simples e rimado para que a criança possa ela mesma abençoar a água.

Eu abençôo esta água cristalina
Que purifica e a sede elimina!

TERRA

Façam juntos (as) castelos de areia. Fazer castelinhos na beira da praia é uma atividade ótima para o verão. Além de despertar a criatividade na invenção de formas, também o contato com a Terra ajuda na liberação das energias negativas. Aliás, ir à praia no verão é tudo de bom! Na verdade entramos em contato com os quatro elementos: Água, no mar; Terra, na areia e no sal do mar; Fogo, no sol que queima violentamente no verão; e Ar, com a deliciosa brisa da praia. Não esqueça do protetor!

Brinquem com argila. Até poderia ser massinha de modelar, mas a argila é uma coisa bem mais primitiva e talvez por isto mais interessante. A argila nos põe em contato com a Terra e por isto é revigorante e uma bela terapia. Vocês podem fazer imagens de animais, deuses, potes, pratos. Não tente queimá-los em seu forno, pois os fornos de cerâmica são especiais para isto e chegam a uma temperatura de 1.000° C num processo que dura em torno de 7 horas, portanto os fornos de nossos fogões não são para esta tarefa. A dica para que as peças não rachem é amassar bem a argila antes de começar a trabalhar com ela, para que as bolhas de ar desmanchem. O motivo pelo qual a maioria das peças racham, é que a secagem da argila se dá através da evaporação, então as bolhas de ar internas, fazem com que a peça rache, para que elas possam sair. Faça peças pequenas, pois peças grandes exigem uma técnica de corte (com linha de nylon), ocagem (elas não podem ser maciças se forem grandes para não racharem) e depois “costura” da peça (não é costura com linha). A costura é uma técnica usada para grudar as duas partes da peça separadas para ocá-la e é feita com ferramentas específicas.

Ensine sobre coleta seletiva. Na idade escolar, é possível ensinar para a criança, o que é um lixo seco e o que é um lixo orgânico. O ideal é que se tenha dois lixos em casa, um para cada coisa. Na minha cidade não existe coleta seletiva, mas, mesmo assim é importante separar. Onde nós moramos, existem os papeleiros, que são pessoas que passam nas lixeiras recolhendo o que é reciclável para poder vender depois. Se o lixo estiver devidamente separado, eles não precisarão abrir os sacos e não ficará sujeira espalhada por sua rua. Eles pegarão as garrafas pet, os papéis e latas de alumínio, e não vão mexer nos outros que contém restos de comida e outras coisas. Tente fechar bem, e colocar em local adequado, para que os animais não peguem. Além de eles espalharem a sujeira, podem ingerir coisas estragadas e objetos cortantes.

Caminhem juntos (as) com os pés no chão. Nós, que moramos na praia, temos o privilégio de poder caminhar na beira do mar de pés descalços. Mas se vocês não moram na praia, podem caminhar descalços num gramado, por exemplo. Isto nos põe conectados diretamente ao elemento Terra e alivia as tensões do dia-a-dia. Os adolescentes são muito suscetíveis a tensões, ansiedade e stress. Devido à mudança hormonal, geralmente fazem “tempestade com um copo de água”, como se diz. Ensine-o (a) a relaxar e a conectar-se com a Mãe Terra.

Façam um canteiro de ervas. Fazer um canteiro com ervas é uma atividade ótima para que sejam ensinados os valores benéficos e mágicos de cada planta. Se você já tiver um canteiro de ervas, talvez precise transplantá-las, ou mesmo colher para deixá-las secar. Para essas atividades, não hesite em convidar seu (sua) filho (a) para participar. Mostre suas formas, texturas, aromas, diga a ele (a) para que serve. Você pode ensinar-lhe uma erva por dia ou por semana. O importante é o contato com as ervas.

FOGO

Ensine-lhe a respeitar o fogo. O fogo é um elemento vivo de força purificadora, que aquece, traz luz e calor, porém pode também destruir. O fogo não deve ser manuseado por crianças. Para segurança das crianças durante os rituais, deve ser-lhes ensinado desde cedo a respeitar o fogo e manterem-se afastados.

Reúnam-se em frente à lareira. Os Antigos reuniam-se em torno da fogueira para contar estórias, dividir as suas crenças e para cantar. Hoje em dia temos o conforto de estarmos dentro de nossas casas e podermos desfrutar da lareira.

Diz Grimassi (2003),

Lareira é um símbolo do ventre e também um símbolo do clã. A lareira era o ponto focal da vida Pagã. A comida era preparada na lareira, a família passava um tempo diante dela, e em muitas culturas antigas os santuários ancestrais eram colocados sobre as lareiras. Dizia-se que os espíritos como os Lares ou Lasa encontravam-se na lareira. A Deusa Romana Vesta era uma divindade associada com a lareira e o lar, por isso ela era o símbolo da própria divindade dentro da chama viva. Na arcaica religião romana, a esposa do lar possuía o “espírito de Juno”, uma ligação ancestral que a unia com esta e outras forças Divinas.

Entre os gregos a deusa da lareira e do lar chamava-se Héstia.

Manter a chama da lareira acesa, era papel da mulher, pois a lareira era o centro da casa e o local onde o alimento era preparado e a água aquecida. Na minha casa não temos lareira, mas como no sul faz muito frio no inverno, temos fogão à lenha, que também serve.

Fazer um desejo e assoprar uma vela. Este é um hábito comum nas festas de aniversário. Creio que despensa maiores comentários.

AR

Façam bolhas de sabão. Fazer bolhas de sabão é muito divertido! Entramos em contato com o elemento Ar, pois as bolhas saem voando e podemos observar os caminhos do vento. Você pode também sugerir que a criança imagine que está soprando todos os seus medos, ou algum medo específico para dentro das bolhas, e assim elas levam embora este “companheiro” indesejável.

Pendurem fitas numa árvore. Pendurar fitas coloridas numa árvore também é uma forma de entrar em contato com o elemento Ar. Mas ao contrário das bolhas que levam o medo embora, as fitas podem levar pelo vento os pedidos de paz, saúde, prosperidade, amor, dependendo da cor da fita. Purifique e abençoe a fita com o pedido e depois amarrem-na juntos (as), e explique o desejo que aquela fita faz ao vento.

  • Rosa – amor
  • Amarela – prosperidade, abundância
  • Verde – cura, saúde
  • Branca – paz
  • Azul - harmonia
  • Vermelha - paixão

Façam um cata-vento. Fazer um cata-vento é uma atividade que também nos põe em contato com o elemento Ar. Você precisa de um quadrado de um papel bem resistente, e cortá-lo nas quatro pontas em diagonal deixando um centímetro antes de chegar no meio. Depois de cortar, pegue uma das pontas de cada parte (sempre a ponta do mesmo lado) e puxe para o meio, sem dobrar o papel. Você pode fixar com um percevejo na ponta de um lápis que tenha borracha. Está pronto seu cata-vento.

Soltem pipa. Soltar pipa é uma atividade muito divertida em que podemos claramente observar o movimento do Ar através dos movimentos da pipa e do seu rabo. É necessário apenas muito cuidado com o local onde vão empinar a pipa, por causa dos fios elétricos.

Bom divertimento!

terça-feira, 26 de maio de 2009

Agradecimento

Gostaria de agradecer a Indra Witch pela referência e a recomendação do blog PAGÃOZINHO para os seus leitores e é claro, pelos elogios. Abraços e abençoada seja!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Crianças X Rituais

Entre em nossa comunidade no orkut e participe do fórum dando sua opinião e relatando sua experiência sobre a participação das crianças nos rituais e celebrações. O link da comunidade é http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=87463100
Participe!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Dia das Mães




Domingo é dia das mães! Todos vão homenagear suas mães, mas não esqueça também de homenagear a Mãe Terra! Nossa mãe foi nossa primeira morada, mas depois que nascemos, nossa Mãe Terra é que nos sustenta e dá abrigo.
Por que você não leva sua mãe para fazer um passeio em meio à natureza, um pique-nique em um parque, caminhar na beira da praia, para juntas agradeceram à nossa Grande Mãe.
Deixe o comércio de lado, não transforme este dia em mais uma data comercial: faça você mesmo um presente para sua mãe! Pinte um quadro, faça um potinho de barro e depois pinte, faça uma manta de tricô, algo que você faça bem ou simplesmente aquela comidinha que ela tanto gosta!
Transforme este dia em um dia especial!

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Feliz Samhain!

domingo, 26 de abril de 2009

Criar na vida e na Arte

"Arte é a expressão mais pura que há para a demonstração do inconsciente de cada um. É a liberdade de expressão, é sensibilidade, criatividade, é vida" (Jung, 1920) 

Carl Gustav Jung foi o precursor do estudo da Arte como terapia. Ele acreditava que o indivíduo ao criar, expressava aspectos mais profundos do seu eu interior através de cores, símbolos e imagens.

Muitas coisas sobre as crianças são descobertas através da observação dos seus desenhos. Quando estão felizes, tristes, depressivas, entusiasmadas. É necessário uma percepção sensível acerca disto. Mas de qualquer forma, é extremamente benéfico proporcionar às crianças o contato com materiais artísticos. Em princípio, crianças pequenas necessitam apenas de disponibilidade de materiais e um tema ou direcionamento para criar. Não é necessário que se ensine técnicas e conceitos como perspectiva e volume, pois ao tentar restringir o processo de criação da criança inserindo estereótipos e desenhos prontos ou fórmulas para que ela apenas repita, estaremos interferindo no desenvolvimento de sua capacidade criadora.

Fayga Ostrower, uma referência para todas as pessoas que estudam Arte, diz que o ser humano ao modelar um jarro, esta modelando a si mesmo. Nossa produção, assim como a das crianças, consegue expressar muito do nosso inconsciente e também organizar sentimentos.

Trata-se também, de perceber a arte como uma forma de ser e estar no mundo e de expressar o mundo que está dentro de cada um de nós. Segundo Arno Stern, cada obra é um espelho, espelho que não reflete as aparências, e sim filtra, através das aparências, a face interior da criança e a do seu psiquismo. A arte pode constituir o equilíbrio necessário entre o intelecto e as emoções.

O que isto tem à ver com educação infantil? Tudo. Uma criança precisa se expressar. O homem desenha desde a pré-história e citando novamente Ostrower “arte é a linguagem natural da humanidade”.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

DIA DA TERRA


"Abençoado seja o Filho da Luz que conhece sua Mãe Terra,
Pois é ela a doadora da vida.
Saibas que a sua Mãe Terra está em ti e tu estás Nela.
Foi Ela quem te gerou e que te deu a vida,
E te deu este corpo que um dia tu lhe devolverás.
Saibas que o sangue que corre nas tuas veias
Nasceu do sangue da tua Mãe Terra.
O sangue Dela cai das nuvens, jorra do ventre Dela,
Borbulha nos riachos das montanhas,
Flui abundantemente nos rios das planícies.
Saibas que o ar que respiras nasce da respiração da tua Mãe Terra.
O alento Dela é o azul celeste das alturas do céu
E os sussurros das folhas da floresta.
Saibas que a dureza dos teus ossos foi criada dos ossos de tua Mãe Terra.
Saibas que a maciez da tua carne nasceu da carne de tua Mãe Terra.
A luz dos teus olhos, o alcance dos teus ouvidos,
Nasceram das cores e dos sons da tua Mãe Terra,
Que te rodeiam feito as ondas do mar cercando o peixinho,
Como o ar tremelicante sustenta o pássaro.
Em verdade te digo, tu és um com tua Mãe Terra,
Ela está em ti e tu estás Nela.
Dela tu nasceste, Nela tu vives e para Ela voltará novamente.
Segue portanto as suas leis,
Pois teu alento é o alento Dela,
Teu sangue o sangue Dela,
Teus ossos os ossos Dela,
Tua carne a carne Dela,
Teus olhos e teus ouvidos são Dela também.
Aquele que encontro a paz na sua Mãe Terra,
Não morrerá jamais.
Conhece esta paz na tua mente,
Deseja esta paz ao teu coração,
Realiza esta paz com o teu corpo."
(Prece Essênia)

sábado, 7 de março de 2009

Problemas na Escola

Apesar de as escolas públicas conterem em sua grade curricular o Ensino Religioso, penso que esta tarefa deveria ser de exclusiva responsabilidade dos pais e da família da criança, já que não há "democracia". Opção religiosa é um assunto muito pessoal, assim como partido político ou time de futebol. Apesar de discutirmos política nas aulas de história e de jogarmos futebol nas aulas de educação física, ninguém nos diz na escola o que devemos pensar, para qual time torcer ou ainda qual candidato deve ganhar a eleição. Se as escolas oferecessem um estudo sobre as diversas religiões, tudo bem. 
Acho que a disciplina de Ensino Religioso deveria mudar seu nome e foco para Ética e Cidadania, coisas que são muitíssimo importantes e que faltam na Educação formal. Ou ainda uma disciplina exclusiva para serem abordados os temas transversais que são importantes para a formação do aluno. Espiritualidade é coisa seríssima, mas uma escolha muito pessoal. Da forma como é abordada na escola, causa desconforto e preconceito para com as diferença.
O assunto do momento não é a inclusão? É. Mas todos sabemos que a realidade não é esta. Muitos alunos sofrem com o preconceito nas escolas, eu mesma já fui rotulada de “macumbeira”. Tive que excluir alguns alunos do orkut e restringir meus álbuns de fotos.
Por outro lado, é preciso que cuidemos para não nos tornarmos fanáticos. Tive uma aluna que não pode assistir com os colegas o filme do “Harry Potter” porque bruxaria “é coisa do demônio”. Creio que nesta guerra entre o que deveria ser ou o que a gente pensa e o que realmente acontece nas escolas é imprescindível manter o bom senso. 
Educação domiciliar? Bem, educação religiosa eu sou totalmente a favor, porém sobre as demais especializações, penso que devemos refletir mais sobre isto, pois por mais que saibamos um pouco de cada assunto, será que somos tão polivalentes assim à ponto de podermos educar uma criança sozinhos?
Para os pais e alunos que sofrem com a incompreensão nas escolas, recomendo que deem uma olhada no “Manual para professores de escolas comuns que têm crianças pagãs” no link http://www.magiadasbrumas.com.br/paga-familia/manual-para-professores.htm
W. Lyon Martin, uma pagã americana, escreve livros infantis pagãos e em seu livro “An Ordinary Girl a Magical Child” (Uma garota comum a criança mágica) conta uma passagem em que sua filha sofreu preconceito dos colegas ao falar sobre Imbolc no dia em que os colegas conheciam como “dia da marmota”. Ela conta:
                     “Bem”, começou “a professora nos ensinou sobre o dia da marmota hoje. Mas antes perguntou se alguém sabia que dia era esse. Eu levantei a mão. Ela me escolheu, eu estava tão excitada porque nós plantamos nossas sementes hoje, eu disse “Imbolc”. Todos riram de mim. Ninguém tinha ouvido falar de Imbolc, nem a professora. Ela pediu que eu explicasse mas não pude porque todos estava rindo. Eu comecei a chorar. A professora tentou fazer todos pararem. Eu disse a eles que não era cristã. Que eu tinha outras celebrações. Foi quando Tim e John começaram a dizer que eu não acreditava em Deus. Eles disseram que eu ia para um lugar ruim quando morresse.” *
Bem, Martin instrui sua filha a dizer que acredita sim em Deus, mas que acredita na Deusa também e que Eles a amavam porque era uma menina boa, que respeitava seus pais e as demais pessoas e que Eles nunca a mandariam para um lugar ruim. Martin nos mostra que é importante instruir os filhos para que eles saibam defender-se de acusações absurdas. Na ocasião a menina tinha sete anos, idade da minha filha e idade em que se dá a alfabetização. É uma época ótima para inserir alguns conceitos para que a criança não passe por uma saia justa. Claro que em casos extremos deve haver interferência dos pais.
Minha filha se sentia desconfortável quando a professora do ano passado fazia a turma rezar o "Santo-anjo" e ela dizia que ficava em silêncio. Apesar da professora ter conhecimento de que nossa crença não é a cristã, insistia, e inclusive mandou para casa um dia uma atividade intitulada “cristãozinho”. Eu perguntei para minha filha se ela não gostaria de levar para a aula o seu livrinho de orações, que eu mesma tenho escrito a mão. Ela adorou a idéia e levou mesmo. Depois veio toda faceira contando que a professora leu uma de suas orações e que os colegas adoraram...
Viva a diversidade!

* Tradução livre de Flora Zabella

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Discriminação e abandono

Na Índia, meninas são abandonadas e até mortas ao nascer por suas famílias que não tem condições de pagar o dote para que se casem. Existe uma extrema obsessão por parte das famílias para que as mulheres tenham filhos meninos. O número de meninos na Índia já é infinitamente maior que o de meninas e nem mesmo assim as autoridades tomam providências contra essas atrocidades. Este é um documentário do programa 60 minutos da TV Canal Sur da Espanha. Está em espanhol, mas é possível compreender as coisas terríveis que ocorrem por lá. Que a Mãe Kaly tome conta!

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

ESP - Porto Alegre/RS

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

TUDO O QUE HOJE PRECISO REALMENTE SABER, APRENDI NO JARDIM DE INFÂNCIA (PEDRO BIAL)



"Tudo o que hoje preciso realmente saber, sobre como viver, o que fazer e como ser, eu aprendi no jardim de infância. A sabedoria não se encontrava no topo de um curso de pós-graduação, mas no montinho de areia da escola de todo dia. Estas são as coisas que aprendi lá:
1. Compartilhe tudo.
2. Jogue dentro das regras.
3. Não bata nos outros.
4. Coloque as coisas de volta onde pegou.
5. Arrume a sua bagunça.
6. Não pegue as coisas dos outros.
7. Peça desculpas quando machucar alguém.
8. Lave as mãos antes de comer e reze antes de deitar.
9. Dê descarga.
10. Biscoitos quentinhos e leite fazem bem para você.
11. Respeite o outro.
12. Leve uma vida equilibrada: aprenda um pouco, pense um pouco... e desenhe.. e pinte... e cante... e dance... e brinque... e trabalhe um pouco todos os dias. 

13. Tire uma soneca às tardes. 
14. Quando sair, cuidado com os carros.
15. Dê a mão e fique junto. 
16. Repare nas maravilhas da vida. 
17. O peixinho dourado, o hamster, o camundongo branco e até mesmo a sementinha no copinho plástico, todos morrem... nós também.
NOTE:
Pegue qualquer um desses itens, coloque-os em termos mais adultos e sofisticados e aplique-os à sua vida familiar, ao seu trabalho, ao seu governo ou ao seu mundo e verá como ele é verdadeiro, claro e firme. Pense como o mundo seria melhor se todos nós, no mundo todo, tivéssemos biscoitos e leite todos os dias por volta das três da tarde e pudéssemos nos deitar com um cobertorzinho para uma soneca. Ou se todos os governos tivessem como regra básica devolver as coisas ao lugar em que elas se encontravam e arrumassem a bagunça ao sair.
Estas são verdades, não importa a idade.
Ao sair para o mundo é sempre melhor darmos as mãos e ficarmos juntos."



domingo, 8 de fevereiro de 2009

Para Colorir!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Cara nova!

Oi Bruxaiada!
"Ano novo, vida nova". O blog PAGÃOZINHO também esta de cara nova!! O que vcs acharam?

sábado, 31 de janeiro de 2009

Quando chega o bebê


O seu bebezinho nasceu! Tudo correu bem? Que bom! Muita felicidade, muita alegria, mas e agora? O que posso fazer por meu bebê, como uma mãe pagã?
* Bem, você pode fazer o mapa astral dele(a). Existem sites na Internet que fazem o mapa automaticamente, basta colocar os dados. Se você não souber ler, tem que fazer com um astrólogo. Mas você mesma pode ver o signo solar, lunar e ascendente, e ter uma base das características do seu (sua) pequenininho(a). É muito legal descobrir o jeitinho que ele vai ser através dos dados astrológicos.
* Está na hora também de cuidar do cordão umbilical. Talvez você não esteja em condições de fazer isto então terá que pedir para alguém. Você deverá pedir o cordão ao médico, que deve separá-lo da placenta. Você deve apertá-lo até que todo o sangue saia do cordão, até que ele fique completamente vazio. Unte um prato com óleo para usar como base para a espiral. Cuide para não deixar nenhuma parte seca, senão o cordão vai colar no prato. Comece a fazer a espiral do centro para fora. Ponha o prato num local onde possa arejar. Depois de alguns dias, quando estiver totalmente seco, retire do prato gentilmente. Está pronto! Agora você tem uma forma de ligação com seu filho(a) para trabalhos mágicos, poderosíssimo.
* Amamentar é um ato de amor! É a coisa mais linda que uma mãe pode fazer por seu bebê. Ele necessita de alimento e o alimento mais completo do mundo para um recém-nascido esta aí, em você mesma, prontinho a qualquer momento, quando ele precisar. Além de que amamentar estreita mais ainda seus laços afetivos com ele, pois ele já reconhecia sua voz e agora vai reconhecer o seu cheiro. É claro que existem casos extremos onde não é possível amamentar. Mas eu sugiro que você tente o máximo que puder. É claro que no início é dolorido, mas se você tiver feito as massagens durante a gravidez e ainda assim estiver sofrendo, existe uma receita que eu usei na primeira semana depois do nascimento da minha filha, em que esmagava um pedacinho de mamão (devidamente lavado), sem casca, e colocava no protetor do seio para que ajudasse na cicatrização. Ajudou bastante!
* Outra dica é: beba muita água! Eu tive minha filha em novembro e durante todo o verão, minha companheira inseparável foi uma garrafinha de água! Este ato vai contribuir para a qualidade do seu leite. Água em abundância e alimentação correta. Não acredite na crendice de que cerveja preta aumenta o leite. Não se esqueça que a cerveja é uma bebida alcoólica e sua ingestão não contribuirá em nada para o desenvolvimento de seu bebê. Até mesmo uma mãe com uma alimentação nem tão completa, é capaz de produzir um bom leite.
* Existe uma Tradição de plantar uma árvore pelo nascimento da criança e acreditava-se que conforme a árvore crescia esplendorosa, a criança crescia junto forte, desenvolvendo-se vívida e feliz.
“Se puder plantar uma árvore, escolha uma com cuidado e plante-a com um pequeno ritual, dedicando-a aos deuses e ao bem-estar da criança”.
(Raymond Buckland – Wicca, Um estilo de Vida, Religião e Arte)
* O Livro dos Desejos é um caderno que você pode criar e que será passado para todos os familiares e amigos para que escrevam seus desejos para a vida da criança. Tem por objetivo abençoar o bebê com qualidades especiais, qualidades que as pessoas consideram fortes em si mesmas e que presentearão a criança com elas. Funciona mais ou menos como as fadas da Bela Adormecida que agraciaram-na com os dons da música e da beleza. Pode ser que alguém tenha aptidão para o esporte, ou talvez para a música, a dança, a poesia, a pintura, não importa o que! O importante é que todos desejem ao seu bebê coisas lindas para a sua vida!
* Você pode fazer um Rito de Unção. Este ritual é feito geralmente alguns dias depois de a criança nascer, e serve para ungir o bebê com óleo consagrado e conferir dons especiais à criança, para a sua vida. Pode ser verbalizado o que foi desejado pelas pessoas no Livro dos Desejos.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Selo Prêmio Dardos

Receber um presente é ótimo!! Quando a gente não espera então é melhor ainda. O blog PAGÃOZINHO recebeu o selo "Prêmio Dardos" dos blogs Sussurros do Fogo do meu iniciador Lugus Dagda Brigante e Be Nice or Leave de Anelise Molina. Obrigada queridos!
O Prêmio Dardos foi criado para "reconhecer os valores que cada blogueiro mostra cada dia em seu empenho por transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais etc., que, em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras."
Agora faço minhas indicações:

domingo, 4 de janeiro de 2009

A Primeira Oração

Bem, sempre o momento que antecede a hora de dormir é um ritual aqui em casa. Tem a hora da estória, a oração e depois a canção de ninar. 
Mas antes de inserirmos em nosso rito noturno a oraçãozinha, minha filha aprendeu na escola, o tal do "Santo Anjo", que todo mundo invariavelmente aprende com primeira oração para antes de dormir. Eu vi que era hora de buscar orações simples e de fácil memorização.
Então, ai vai duas alternativas, lindas, simples e eficientes.

Me abençoe, Mãe Brilhante,

Tudo, dos meus pés a minha cabeça pertence a ti!

Que assim seja e assim se faça!

 ******************************************************

Querida Deusa, fecho os meus olhos 

mas os seus permanecem abertos

 para que cuide do meu sono;

obrigada por minha vida,

 pelas bençãos que me concedeu

e pelas que estão por vir!


sábado, 3 de janeiro de 2009

Um carinho e uma canção



Não tem aquele ditado que diz que
“quem canta seus males espanta”? Pois é a mais pura verdade. O ser humano canta desde os primórdios assim como os bebês que exercitam a voz ao descobrir que podem emitir sons. O canto é utilizado para diversos fins: torna o trabalho das lavadeiras mais alegre e leve, facilita a alteração no estado de consciência, acalma as feras...
Falando em acalmar as feras, cantar acalma também as nossas ferinhas. As crianças adoram canções. Mas, a partir de quando podemos cantar para nossos filhos?
No sexto mês de gestação, o aparelho auditivo do bebê está começando o amadurecimento. Ele já pode escutar o som da sua voz a partir do sétimo mês da gravidez. E vai adorar ouvir você cantar especialmente para ele. Eu cantava para minha filha enquanto caminhava pela rua. Mas tome cuidado com o tipo de música que cantar! Músicas do tipo “Atirei o pau no gato” e “O Cravo brigou com a Rosa”, não são recomendáveis! Preste muita atenção na mensagem que a música traz. Você não vai querer que o seu bebê fique agitado por causa do sentido violento dessas canções. Uma boa opção é mudar a letra das músicas originais para letras que expressem o que você tem a dizer a ele.
É comprovado que a música ajuda no desenvolvimento cognitivo do bebê. Também para as criancinhas de dois aninhos em diante, ajuda no processo de desenvolvimento da fala. Para as crianças maiores, aprender a tocar um instrumento é uma ótima atividade. Crianças que tocam algum tipo de instrumento tem maior facilidade para se concentrarem e isto reflete na vida e nos estudos.
Se você já escolheu o nome do seu bebê, você pode cantá-lo, como se fosse um mantra. Esse exercício é simples e vai conectá-la ao seu bebê de uma forma muito poderosa! O nome trás consigo a individualidade de uma pessoa. Existe um outro exercício que eu aprendi com uma amiga, a Bruxa Stephania, no qual você pode fazer um mantra com as vogais do nome dele (a). Também é uma forma forte de conexão com ele (a).
Canções de ninar acalmam os bebês e a voz da mamãe é sempre doce aos seus ouvidos. Eu particularmente canto para minha filha dormir até hoje. E ela já tem sete anos! Eu adoro cantar para ela e ela adora ouvir. Sua música preferida é “as Cores do Vento”, do filme Pocahontas da Disney. “As Cores do Vento” é uma música bem extensa e demorei um pouco para decorar, mas valeu à pena, pois ela adora. A banda britânica Inkubus Sukkubus gravou a música “Wiccan Lullaby” ou “Canção de Ninar Wiccaniana” em português. É uma linda canção com bênçãos e agradecimentos pela criança. A música diz “Mama's precious jewel, Daddy's rising star”.
Quando sua criança já souber falar, você pode cantar para ela cantos rituais e assim ela vai aprendendo para mais tarde, quando ela for participar de um ritual, vai saber acompanhar as canções. Não existe uma idade pré-determinada para que a criança participe dos rituais. Isto pode se dar desde muito cedo. Ou não. Na verdade, depende muito do grau de maturidade da criança. Mas a princípio, a idade escolar é um período propício, pois a criança já tem tamanho suficiente para saber ouvir e atender, para saber que o fogo queima, por exemplo, e que isto pode e que aquilo não pode. Na verdade, a mãe é que deve saber o que seu (sua) filho (a) pode ou não fazer.
Voltando a falar sobre canções, o Auditório Ibirapuera em São Paulo desenvolveu um projeto muito interessante, Projeto Acalanto, onde um grupo de pessoas reuni canções de ninar de várias culturas desde indígena até norueguesa. O link para pesquisar as canções é http://www.auditorioibirapuera.com.br/home_acalanto.aspx
Particularmente, como sou descendente de italianos, entrei nas canções desta origem e encontrei uma canção que fala da Befana “Se lo do alla Befana, se lo tienne una settimana”.
Depois de um dia agitado, quem não gosta de um banho bem gostoso, um carinho e uma canção?